Imagine um mundo onde cada objeto que tocamos não termina sua jornada em um monte de lixo, mas sim inicia uma nova história.
Bem-vindo à Economia Circular, onde cada final é um novo começo!
Há muito tempo vivemos como se não houvesse amanhã: extraímos recursos como se a Terra fosse um poço sem fundo, produzimos em massa, usamos brevemente e descartamos sem olhar para trás. Essa, porém, é a conta da economia linear que não fecha. Mas… e se pudéssemos reescrever essa história?
O relatório “The Circularity Gap Report”, de 2023, revela que apenas 7,2% da nossa economia global é circular. Isso significa que menos de uma décima parte das 92,8 bilhões de toneladas de minerais, combustíveis fósseis, metais e biomassa que consumimos, anualmente, são reciclados ou reutilizados de alguma forma. Consumimos mais do que a Terra possui e pode nos oferecer, mais de 500 gigatoneladas, um número que ecoa como um alarme sonoro por mudança.
“7,2% da nossa economia global é circular”
O Profº Dr. Edson Grandisoli, embaixador e coordenador educacional do Movimento Circular, lembra que a lógica linear está desafinada com a realidade. “A lógica linear parte de, pelo menos, dois pontos insustentáveis: o primeiro é que o planeta teria uma capacidade infinita de fornecer recursos naturais para nós, o que não é verdade, e segundo é que ele também teria uma capacidade de metabolizar todo o lixo que produzimos todos os dias”, alerta o especialista.
A Economia Circular, por sua vez, propõe grandes revoluções nas maneiras como extraímos recursos, produzimos, consumimos e descartamos. Ela nos convida a valorizar o que já temos, a transformar o que consideramos lixo em novos tesouros e oportunidades, por meio de 7R’s:
Recusar, Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reparar e Regenerar
O Prof. Dr. Grandisoli, nos inspira com a visão de processos que não apenas conservam, mas regeneram o que foi perdido, afinando nossa relação com a natureza. Para que essa transição seja harmoniosa e bem-sucedida, é essencial que todos os atores da sociedade se unam nesta jornada. “Governos, consumidores, ONGs, empresas, todos são responsáveis pela mudança. É o que se chama de corresponsabilização, por meio da qual todos fazem a sua parte na direção de uma economia mais circular”, pondera o especialista. E mais para Edson Grandisoli, um novo R que se soma a essa nova visão de mundo apoiada na corresponsabilização é o de: Revolução.
Uma revolução nada silenciosa, mas pacífica, inclusiva e justa na direção da criação de novos propósitos e no reconhecimento da vida como bem maior a ser preservado e valorizado no presente para um futuro melhor para todos. “Junte-se a nós nesta construção de uma sociedade mais circular e sustentável. Seja parte da mudança que queremos ver no mundo! Um passo que pode ser dado nesse caminho é buscar aprender mais sobre Economia Circular. No Movimento Circular temos um curso online gratuito, chamado Circular Academy, que pode agregar bastante conhecimento neste sentido”, convida o Profº Drº Edson Grandisoli.
Sobre o Movimento Circular
Criado em 2020, o Movimento Circular é um ecossistema colaborativo que se empenha em incentivar a transição da economia linear para a circular. A ideia de que todo recurso pode ser reaproveitado e transformado é o mote da Economia Circular, conceito-base do movimento. O Movimento Circular é uma iniciativa aberta que promove espaços colaborativos com o objetivo de informar as pessoas e instituições de que um futuro sem lixo é possível a partir da educação e cultura, da adoção de novos comportamentos, da inclusão e do desenvolvimento de novos processos, produtos e atitudes.
O trabalho conta com a parceria pioneira da Dow, empresa de produtos químicos, plásticos e agropecuários, com sede em Michigan, Estados Unidos. O Movimento Circular contabiliza hoje 2 milhões de pessoas impactadas por suas ativações e conteúdos.
“Futuro sem lixo é possível”
Sobre Profº. Drº Edson Grandisoli
Embaixador e Coordenador Pedagógico do Movimento Circular, é Mestre em Ecologia, Doutor em Educação e Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-Doutor pelo Programa Cidades Globais (IEA-USP) e especialista em Economia Circular pela UNSCC da ONU. É também co-idealizador do Movimento Escolas pelo Clima, Pesquisador na área de Educação e editor adjunto da Revista Ambiente & Sociedade.
Aprenda sobre Economia Circular
Se você tem interesse em conhecer mais sobre esse tema, acesse a Circular Academy. O primeiro curso latino-americano gratuito sobre economia circular voltado ao público geral. Todos nós, em parceria e colaboração, podemos fazer a diferença na construção de um planeta mais circular.
Instagram: @_movimentocircular
Site: https://movimentocircular.io/
LinkedIn: company/movimento-circular/
Autor: Equipe Movimento Circular
Este Artigo relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo autor ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis. Nesse texto o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados, não sendo, portanto, de autoria do Blog Programa Circularidade.