Qual a solução para se conseguir um bom resultado na implementação de um projeto?
Por onde começar?
Qual a receita?
Essas e muitas outras perguntas acabam sendo feitas por gestores de projetos, e mesmo que seja algo praticamente impossível de definir uma estratégia padrão a ser aplicada em todos os tipos de situações, uma vez que cada caso é um caso, um ponto de partida primordial para alcançar o sucesso em qualquer projeto consiste na criação de uma governança, onde se é possível mapear e engajar todos os atores que possuem ou terão alguma responsabilidade direta ou indireta sobre os temas que cercam o propósito a ser trabalhado.
No Programa Circularidade, umas das frentes consiste na “Implementação de modelagem de gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no município de São José dos Campos”, onde a ideia é diagnosticar a situação atual do município e propor ações para melhorias através de oportunidades e gargalos encontrados. Após a criação de uma estratégia para o planejamento das etapas do projeto, iniciou-se uma construção de linhas estruturantes para governança junto aos atores identificados, e a criação da governança na gestão de projetos é fundamental para assegurar o sucesso e a eficiência, ainda mais se tratando de um tema tão importante e sensível na atualidade que é a gestão dos resíduos gerados.
A criação de uma governança garante que todos os envolvidos estejam alinhados com a estratégia e os objetivos do projeto, visando assim que os recursos financeiros e humanos sejam direcionados para iniciativas que agreguem valor real e possam ajudar a alcançar as metas planejadas. Desta forma, o desenvolvimento de uma boa governança estabelece as linhas de responsabilidade e autoridade, promovendo a transparência em todos os níveis do projeto, uma vez que todos os envolvidos sabem suas funções e responsabilidades, o que melhora a identificação, avaliação e mitigação de riscos, ajudando a prever problemas potenciais e a preparar estratégias de resposta.
Uma vez que todos os stakeholders envolvidos na gestão de RSU no município foram mapeados, iniciou-se uma série de reuniões buscando uma aproximação, onde foram apresentados os objetivos e benefícios do projeto, e consequentemente a sensibilização como uma forma de melhorar a integração da gestão administrativa, financeira e operacional do município, no que se refere aos serviços de gerenciamento de RSU. Além disto, foi extremamente importante o estabelecimento de encontros da governança para a definição de pontos focais que auxiliaram no levantamento de dados que compõem um bom diagnóstico. Nesta fase, o público-alvo consistiu em representantes do poder público municipal que tem alguma responsabilidade com a gestão de RSU e com o planejamento urbano, incluindo equipes técnicas e administradores do poder executivo, além de representantes de empresas ou cooperativas que fazem parte do ecossistema.
Além do estabelecimento da governança propriamente dita, foi necessário também enxergar oportunidades para alocar ao projeto possíveis parceiros externos que tenham interesse em contribuir de alguma forma, buscando tornar algumas ações exequíveis e agregar mais valor aos resultados.
Com a governança formada, torna-se primordial o fortalecimento da mesma com reuniões periódicas de status e alinhamentos para tomada de decisões, assegurando que os interesses dos stakeholders sejam considerados e atendidos adequadamente, gerando confiança e aumentando a satisfação. Através de uma governança eficaz e sólida, é possível obter lições aprendidas e implementar melhorias contínuas durante a execução do projeto, levando ao aprimoramento das práticas e à evolução constante da competência da equipe.
Estabelecer uma governança robusta na gestão de qualquer projeto é fundamental para garantir o sucesso contínuo, não só do projeto em si, mas das instituições envolvidas como um todo. Esse processo proporciona uma estrutura organizada que guia a execução, acompanhamento e controle, aumentando a probabilidade de alcançar os resultados esperados de maneira eficiente e eficaz. Dessa forma, a governança não apenas eleva a qualidade e a entrega dos projetos, mas também aprimora a capacidade de enfrentar desafios e aproveitar oportunidades que possam aparecer.
Autor: David Cavalcante
Analista de Projetos – Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos
Este Artigo relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo autor ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis. Nesse texto o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados, não sendo, portanto, de autoria do Blog Programa Circularidade.