Circularidade É Tema Em Palestra No Innovation Week

Entre os dias 27 e 29 de agosto aconteceu o Innovation Week, o maior evento do Parque de Inovação Tecnologia, e o tema central desse ano foram as tecnologias de impacto, aquelas que são mais relevantes para a indústria, transformam vidas e impulsionam mudanças positivas para o mundo. E dentre vários painéis que trouxeram temas de grande relevância tivemos uma palestra especial para falar sobre Circularidade.

O painel – Circularidade em Ação: Inovações sustentáveis que redefinem a gestão dos resíduos – aconteceu no dia 28/08 e nele foi explorado as inovações na Economia Circular com foco em como as empresas enfrentam os desafios de gerenciar resíduos, reduzir o impacto ambiental e promover a circularidade dos recursos.

Para compartilhar as experiências o painel foi conduzido pela Singlea Chaves que é Agrônoma e Doutora em Ciências, e pelos painelistas: Ronaldo Stabile CEO e Diretor Geral da Reurbi e Instituto Reurbi de Inclusão Sociodigital e também atuante da Economia Circular no setor de Reciclagem de Equipamentos Eletrônicos de TI e Telecom; Paulo Teixeira, Presidente Executivo da ABIPLAST, atuante na Nova Economia dos Plásticos, trazendo circularidade e sustentabilidade; e Rodrigo Bueno, CTO da BBChain, agente em projetos nas indústria do Agro, Aeroespacial e Mercado Financeiro.

Durante o painel a conversa foi conduzida de modo a trazer a importância e o cuidado que devemos ter com os resíduos tanto os gerados nos processos de produção, como foi o case levado pelo Rodrigo Bueno, quanto os resíduos pós consumo que foram os cases abordados pelo Ronaldo Stabile e pelo Paulo Teixeira.

Dar a destinação adequada para os resíduos eletrônico é um dos modos como podemos contribuir para a reciclagem desse material, que se for feito de forma correta recupera materiais valiosos, que podem ser reinseridos para produção de outros bens, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e para a construção de um planeta mais limpo e saudável para as próximas gerações. A Reurbi exerce seu papel contribuindo para estimular o consumo consciente, a redução do impacto ambiental e da desigualdade social via inclusão digital.

O plástico, material versátil e de baixo custo, está presente em praticamente todos os aspectos de nossas vidas, cada garrafa, saco ou embalagem descartada incorretamente contribui para a poluição dos oceanos, a contaminação do solo e a perda da biodiversidade, e por isso devemos dar atenção ao seu uso e no descarte. A ABIPLAST desempenha um papel fundamental na promoção da reciclagem de plásticos no Brasil, por meio de suas ações contribuem para a construção de uma Economia Circular, mais sustentável e com menor impacto ambiental, como é o projeto Recircula Brasil. Em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industiral (ABDI), desenvolveram solução inovadora para acompanhar o caminho percorrido pelos plásticos reciclados, desde a coleta até a transformação em novos produtos.

A geração de resíduos na indústria também é um desafio complexo, que exige a colaboração de diversos atores na busca de soluções inovadoras como é a Plataforma
Circularidade. Desenvolvida a partir da experiência do setor aeroespacial, um setor que gera uma quantidade significativa de resíduos, entre eles metálicos, compostos, tintas, embalagens entre outros, a Plataforma é capaz de rastrear desde a matéria-prima até a destinação dos resíduos de produção de forma segura e auditável.

A Plataforma Circularidade é um grande aliado e a partir do seu uso pode-se identificar desde a eficiência dos processos produtivos, a geração de resíduos em linhas de produção e a finalidade dada aos resíduos destinados, de ponta a ponta tudo rastreado e certificado, trazendo insights para melhorias de processos e funcionando como uma propulsora da Economia Circular.

Autor: Neyara Vieira – Coordenadora de Projetos do Parque de Inovação Tecnológica São José dos
Campos

Rolar para cima